UX?

Diz aí! Já entrou no site daquela marca que você adora, passou horas navegando, favoritou e gostou tanto a ponto de compartilhá-la com todo mundo!? 

Pois bem, sejam nas redes sociais, e-commerces, plataformas educativas ou qualquer outro ambiente virtual, sempre haverá por trás dele um ''UX''! É, já sei, vocês devem estar se perguntando: ''que bicho é esse!?'', rs. 

Mas, calma, vamos te explicar tudinho... 

UX ou User Experience, em inglês, significa experiência do usuário, ou seja, o profissional amigo que irá garantir que consigamos navegar por um site de forma intuitiva, fluída e sem grandes obstáculos - garantindo uma experiência positiva do primeiro clique até o fechamento da aba, tudo isso, atendendo nossas necessidades principais enquanto usuários e pensando num ambiente que seja o melhor durante nossa jornada, seja ela de informação, entretenimento, compras ou até mesmo um site de estudos, por exemplo.

Apesar de considerada uma nova área dentro do design, num cenário onde fazemos quase tudo digitalmente, a UX veio para facilitar nossas vidas e torná-la, do ponto de vista digital, ainda prática - seja fazendo aquela comprinha pelo celular, estudando à distância pelo computador ou brincando naquele joguinho maneiro que você instalou no tablet.

Seguindo as diretrizes do cientista Nielsen, considerado o pai da experiência do usuário, a área utiliza na construção de interfaces diversos elementos bases que auxiliarão nosso cérebro de forma imperceptível durante o acesso, levando em consideração pontos que podemos não perceber quando citados aqui, mas logo notamos de cara quando começamos abrir janelinhas e mais janelinhas, como: um espaço que seja eficiente e eficaz para transitarmos digitalmente de forma livre e orgânica, seguro para que não tenhamos dúvidas em relação às ameaças digitais que possam ter naquela área e, claro, um ambiente que nos permita um fácil aprendizado e memorização durante toda nossa navegação - tudo isso, pra não ficarmos ''quebrando a cabeça'' a cada clique e atingirmos o melhor no quesito experiência.

Atrelada a produtos, a experiência do usuário se tornou uma importante aliada comercial e mercadológica, trazendo diversos benefícios às empresas e potencializando o elo entre instituições e clientes, tudo isso através de: aumento no volume das vendas, ascensão e prestígio ao nome da marca, fidelização de clientes e muitos outros pontos que estão fazendo com que essa área cresça e se expanda exponencialmente no Brasil e no mundo.


Amparada em pesquisas feitas diretamente com o público-alvo, o UX, inicia seus projetos pautados pela sede de fazer o melhor ao usuário e atender sua necessidade custe o que custar; suas formações acadêmicas diversas inclui em seu hall, jornalistas, publicitários, programadores, designers, arquitetos e até psicólogos - cada um em suas áreas, estudando nossos interesses e desenvolvendo projetos que atendam todos os requisitos que precisamos para uma mega experiência com determinado produto ou serviço e, somente após muita pesquisa, de fato, o projeto é iniciado e pautado de acordo com os resultados que vem de pessoas reais como eu e você.


Fala verdade... Em um mundo onde não largamos os celulares e vivemos grudados às telinhas, saber que existem pessoas que se dedicam a nos ouvir, atender nossas necessidades, facilitar nossas vidas e fazer do digital um lugar de troca, dinamismo, soluções, agilidade e total otimização, sem dúvida alguma, fazem do UX uma das melhores novidades
 aos ''serumaninhos'' do século XXI, concordam!? 😀

Comentários